“Um pouco de nossa história”

A Escola CRIS (Educação Infantil e Ensino Fundamental) de São José do Rio Preto começa com sucesso desde seu primeiro ano de funcionamento.


2013-2014

Nessa época, a Escola já estava com, aproximadamente, 100 alunos. Em pouco mais de 3 anos esse número já tinha dobrado, e a Escola estava utilizando todas as salas de aulas. Em outubro de 2013, após 15 anos só com a Educação Infantil, veio das Diretoras a vontade de crescer e ampliar a Escola, dando continuidade ao ciclo escolar, entrando com o pedido de autorização para iniciar o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, com implantação gradativa. Uma das dificuldades que a Escola tinha nessa época era a incompatibilidade de data-base das escolas de Educação Infantil com as escolas de Ensino Fundamental. As escolas que só possuem a Educação Infantil são subordinadas à Secretaria Municipal de Educação e seguem a lei nacional que determina a data-base de corte para os alunos em 31 de março. As escolas que possuem Ensino Fundamental passam a ser subordinadas pela Diretoria de Ensino Estadual, que determina a data-base de corte em 30 de junho. Isso significa que, dentro de uma mesma cidade, duas crianças com a mesma data de nascimento, podem estar em séries diferentes, dependendo da escola em que está matriculada. Esse foi um problema que a Escola CRIS passou por diversos anos, porque os alunos nascidos em abril, maio e junho, não tinham interesse em efetuar a matrícula, pois ficavam no ano anterior das crianças da mesma idade em escolas que também tinham Ensino Fundamental e muitos pediram a transferência para essas escolas, onde ficariam uma séria adiante.
Em janeiro de 2014 saiu a autorização para o funcionamento do Ensino Fundamental. Nessa data, a Escola deixou de ser jurisdicionada pela Secretaria Municipal de Educação e passou para a Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. Porém, nesse ano, não foi aberta nenhuma turma de Ensino Fundamental, mas os alunos foram ajustados às séries corretas de acordo com as idades, baseado na data determinada pelo Estado de São Paulo. Em agosto de 2014 foi alugado um prédio, localizado na Av. Anísio Haddad, nº 6975-B, Jd. Fernandes, para atender os alunos do Ensino Fundamental, onde iria funcionar a Unidade II da Escola. Foram feitas todas as adaptações necessárias e exigidas por lei para que a Escola pudesse trabalhar de forma segura.

2017 +

Durante todo o ano de 2017, as sócias Alessandra e Cristiane participaram de um curso de Formação de Gestores de Escolas, em São Paulo, ministrado pelo SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo). A partir daí foi definido o Organograma, o Escopo de Funções, a Descrição de Cargos e foram desenhados vários processos com a finalidade de organizar todo o ambiente interno da empresa. Em agosto de 2017, foi contratada uma empresa de Pesquisa, Propaganda, Assessoria e Treinamento em Marketing Educacional, a Rabbit, da cidade de São Paulo, para auxiliar nas ações e crescimento da Escola. A partir do fornecimento dos dados, a empresa indica diversas ações e formas de contatar os clientes. Pesquisas com o corpo docente, a Direção e clientes são realizadas periodicamente, a fim de diagnosticar possíveis falhas e indicar ações para a melhoria.
A Escola CRIS participa do NEP (Núcleo de Escolas Particulares) da ACIRP desde o início. A sócia Cristiane é, atualmente, a coordenadora do núcleo e vem desenvolvendo seu papel com muita dedicação, trazendo projetos diversos para todas as escolas participantes. Também representa o NEP nas reuniões do Núcleo Multisetorial. Por 4 anos consecutivos, a Escola CRIS recebeu o Prêmio TOP OF MIND em São José do Rio Preto, como a Escola de Educação Infantil mais lembrada, em pesquisa realizada na cidade. “Essa pesquisa tem como objetivo final auferir de que forma o marketing desenvolvido e trabalhado pelas empresas e profissionais liberais obtém efetividade, tanto quanto de que maneira deve ser direcionado para atingir o consumidor. Além disso, proporciona um conhecimento sobre a dinâmica do consumidor local em relação ao que lhe é oferecido e procurado por ele.” A Escola CRIS vem crescendo em porcentagem ano a ano e na última pesquisa foi classificada em 1º lugar TOP OF MIND com 22%.
Como trabalho social, a Escola CRIS participa de diversas campanhas em São José do Rio Preto: Campanha do Agasalho, sacolinhas de Natal, arrecadação de brinquedos e a Festa Junina com renda à Paróquia Maria Mãe de Deus. A Escola trabalha a conscientização dos alunos em doar para crianças menos favorecidas algo que não usa mais. Os brinquedos e roupas arrecadados são entregues a diversos projetos sociais da cidade.